História

Clarence Leonidas Fender (10/08/1909 - 21/03/1991)

HISTÓRIA DA FENDER® MUSICAL INSTRUMENTS CORPORATION

A Fender é a maior fabricante de guitarras, baixos e equipamentos relacionados do mundo.

Com uma brilhante história datando de 1946, a Fender tem tocado e transformado a música por todo o mundo e em quase todos os gêneros musicais: rock 'n' roll, country, jazz, blues e muitos outros. Todos, de inciantes e hobbistas aos mais aclamados artistas, têm usado instrumentos e amplificadores Fender. Instrumentos Fender, como as guitarras Stratocaster e Telecaster e os baixos Precision e Jazz Bass já viraram uma lenda no mundo da música.

Nos anos 40, o inventor do sul da Califórnia Leo Fender percebeu que poderia melhorar os instrumentos de corpo oco usando um inovador, e relativamente simples, design de corpo sólido de guitarra elétrica. Posteriormente, percebeu que podia construí-los em linha de produção.

Em 1951, apresentou o protótipo de um instrumento de corpo sólido, posteriormente chamada de guitarra Telecaster. A Tele, como ela era e continua sendo conhecida, foi a primeira guitarra estilo espanhol de corpo sólido a ser produzida em massa para comercialização.

Fender AcessóriosNaquele mesmo ano, Fender apresentou sua revolucionária nova invenção - o baixo Precision Bass. Ele era tocado como uma guitarra e tinha trastes, por isso podia ser tocado "com precisão" (daí o nome Precision) e podia ser amplificado, libertando os baixistas dos desconfortáveis e extremamente "difíceis de se ouvir" baixos acústicos.

Esses dois instrumentos históricos sacramentaram a fundação de um novo tipo de grupo e uma revolução na música popular - o que nós conhecemos hoje como "rock combo". Ao oposto das "big bands" da época, os instrumentos elétricos Fender tornaram possível aos pequenos grupos se conhecerem e serem ouvidos.

A primeira aparição da Stratocaster foi em 1954, incorporando muitas inovações no design baseadas nas opiniões de músicos profissionais, do time da Fender e do próprio Leo Fender. O uso de um terceiro captador single ofereceu mais possibilidades de tom, o corpo melhor desenhado deixou a guitarra mais confortável e o design com corte duplo no corpo (acima e abaixo do braço) deixou o acesso a notas mais agudas muito mais fácil.

O mais importante, porém, foi a inclusão da nova ponte com vibrato (ou tremolo) Fender, uma inovação originalmente criada para permitir que os guitarristas dessem dar um bend nas cordas, simulando o efeito do pedal das guitarras steel muito populares entre os artistas de country music da época.

Ninguém podia prever como a Stratocaster iria revolucionar a música popular. Essencialmente igual desde o primeiro modelo de 1954, essa é a guitarra elétrica mais popular e influente de todos os tempos e guitarristas de todos os níveis e gêneros musicais continuam confiando em seu timbre, versatilidade e ergonomia até hoje.

O próprio Leo Fender expressou toda sua criatividade na década seguinte, apresentando muitos modelos de instrumentos e amplificadores, inclusive o baixo Jazz Bass, as guitarras Jaguar e Jazzmaster e o amplificador Twin Reverb.

Fender Acessórios

Devido a problemas de saúde, Leo Fender vendeu a companhia para a CBS em 1965. A Fender Musical Instruments passou por um crescimento tremendo nos 20 anos seguintes, porém a falta de comprometimento e de entendimento acerca dos desejos de músicos da CBS aos poucos foi se tornando aparente.

Para "reinventar" a Fender, a CBS recrutou um novo gerente em 1981. William Shultz se tornou o presidente da companhia, apoiado pelo associado William Mendello. Seu plano de negócios de 5 anos era baseado em aumentar a presença da Fender no mercado com grande aumento de qualidade e um imenso compromisso com pesquisa e desenvolvimento.

Fender Acessórios

Quando a CBS encerrou seus negócios que não tinham haver com rádio e TV, um grupo de funcionários e investidores liderados por Schultz Fender Acessórios comprou a Fender da CBS em 1985. A venda colocou novamente o nome da Fender nas mãos de um pequeno grupo de pessoas dedicadas e compromissadas em criar as melhores guitarras e os Fender Acessórios melhores amplificadores do mundo.

A nova empresa Fender Musical Instruments Corporation (FMIC) teve que começar do zero - as instalações e o maquinário não estavam incluídos na venda. FMIC possuía apenas o nome, as patentes e algumas partes não usadas deixadas para trás. Apoiado por um grupo de leais funcionários, revendedores e fornecedores (alguns que eram parceiros da Fender desde a criação), Schultz e sua trupe começaram a reconstruir um ícone americano.

A nova Fender inicialmente importou suas guitarras de fabricantes estrangeiros com experiência comprovada na produção de instrumentos viáveis e com bom custo benefício, porém o aumento do controle de qualidade levou em 1985 a uma nova fábrica Fender USA em Corona, Califórnia. Uma segunda fábrica foi aberta em 1987, em Ensenada, México.

Também em 1987, o renomado Fender Custom Shop foi aberto na unidade de Corona, criando instrumentos dos sonhos de guitarristas profissionais e entusiastas. A Fender sempre reconheceu a importância de uma política de "portas abertas" para músicos profissionais, ouvindo seus pedidos para itens e características especiais nos instrumentos. A Fender Custom Shop se tornou então conhecida mundialmente como o que há de melhor no mundo em luthieria.

A FMIC mudou seu centro operacional de Corona para Scottsdale, Arizona, em 1991. Desde então, a Fender coordena sua administração, marketing, publicidade, vendas e exportações nos EUA e em suas instalações na Inglaterra, França, Alemanha, Japão, México, Holanda, Espanha e Suécia.

Schultz se aposentou em 2005 e Mendello se tornou o chefe executivo.

Fábrica da FenderDesde sua fundação, a FMIC tem crescido muito em vendas e status. Ela fabrica e distribui tudo o que guitarristas e baixistas precisam, de instrumentos, amplificadores, cordas e acessórios a produtos de áudio profissional, como mesas de mixagem e sistemas de PA. A Fender se tornou líder mundial por definir o som de guitarra que conhecemos, por atender às necessidades dos músicos, por criar produtos de qualidade e por assegurar manutenção e estabilidade a todos os seus produtos. Conforme a FMIC adentra o século 21, sua gerência manterá o status de número 1 da Fender através de uma combinação vencedora de empenho comercial e amor pela música.

O centro operacional da fender está localizado em Scottsdale, Arizona, EUA e a gerencia de fabricação fica na Fender Custom Shop em Corona, Califórnia, EUA. Os nomes Fender, Charvel, Gretsch, Guild, Jackson, Squier e SWR são nomes da FMIC.

Estrutura completa de importação e revenda.

Foto da estrutura do grupo Hayamax. AEROCOOL faz parte desse grupo empresarial com 50 anos de experiência no mercado.

História faz parte de um grupo empresarial com 50 anos de experiência de mercado. Por isso a marca tem todo o respaldo de uma administração competente e antenada no mercado mundial.

SEJA UMA REVENDA

Razão Social: Hayamax Distribuidora de Produtos Eletrônicos Ltda.

CNPJ: 01.725.627/0006-87

End: Rua das Codornas, n°59

CEP: 86030-400

Cidade: Londrina - PR

Parceria:

Logo do grupo Hayamax – Distribuidora de Produtos Eletrônicos